O Facebook é a rede social mais popular do mundo, e, mais do que ser uma ferramenta para conectar pessoas, ele é um meio de as empresas se relacionarem com sua audiência.
Mas não basta criar uma página no Facebook e esperar que o fato de você estar na rede já faça todo o trabalho; é preciso estudar as ações certas a utilizar a fim de posicionar sua marca de maneira correta na rede e conseguir criar um relacionamento eficiente com seus clientes e prospects.
Para isso, selecionamos algumas dicas para você criar uma página do zero – se você ainda não tem – e também dicas de estratégias básicas – caso você já tenha uma página, mas esteja começando suas ações no Facebook. Vamos lá?
Uma fanpage (ou página do Facebook) é uma página criada especialmente para ser um canal de comunicação com fãs dentro da rede social (fan page = página para fãs, em tradução literal).
Diferente de perfis, as fanpages são espaços que reúnem pessoas interessadas sobre um assunto, empresa, causa ou personalidade em comum sem a necessidade a aprovação de amizade. É o fã que escolhe se vai ou não seguir as atualizações de determinada página.
As fanpages são canais de comunicação muito valiosos para empresas. Imagine que no passado você precisava investir em algum canal de televisão, um jornal ou uma estação de rádio para se comunicar com seus potenciais clientes.
A fanpage faz um papel parecido. É como se você tivesse um espaço na TV, jornal ou rádio, mas com opção gratuita e um alcance bem interessante. Isso porque o Facebook já reúne 8 em cada 10 brasileiros!
Fanpage da RD: facebook.com/ResultadosDigitais
A primeira coisa que você precisa saber antes de começar a usar o Facebook para o seu negócio é que você deve criar uma página para sua empresa, e não um perfil pessoal.
Tendo isso em mente, você já pode criar uma página no Facebook. Fazer isso não é difícil. Basta você acessar o link https://www.facebook.com/pages/create. Agora, escolha o tipo de página que você deseja criar:
Essas categorias, por sua vez, possuem subcategorias bem específicas, a fim de deixar bem claro qual é o objetivo do seu negócio. Escolha o segmento ao qual sua página pertence, defina o nome e sua página estará criada.
Agora, defina todas as configurações da sua página. Se você acabou de criá-la, logo abaixo da foto de capa há um passo a passo para começar a personalização: adicionar foto de perfil, colocar foto de capa, inserir uma breve descrição do negócio e um nome de usuário.
A foto do perfil é a principal imagem da sua empresa no Facebook, pois ela vai aparecer sempre que você compartilhar um novo conteúdo no feed de notícias. Sugerimos, então que você use uma imagem que presente seu negócio adequadamente.
Em relação ao tamanho, a imagem de perfil por padrão vai aparecer redonda, com uma resolução mínima de 180x180px. Então, antes de colocar a imagem, tenha certeza de que ela está com essa resolução mínima, para não haver distorções.
Você também pode explorar a foto de capa para passar a imagem da sua empresa – a foto de capa é aquela imagem maior que aparece quando alguém acessa a sua página. Para esta imagem, vale o que dissemos sobre a imagem de perfil: você deve colocar uma imagem que tenha o tamanho exato da resolução (mínimo de 851x315px) para que nenhum elemento da imagem fique cortado.
Aproveite esta imagem de uma forma criativa: use-a para colocar uma oferta, as visões da empresa, o apoio a uma causa, o slogan do seu negócio, uma foto (interna ou externa) da empresa ou de um produto seu, ou qualquer outra imagem que represente sua marca de alguma forma.
Para saber mais dimensões do Facebook e também de outras mídias, confira este post com os tamanhos de imagens para Facebook e Instagram.
Na seção “sobre”, que fica na barra lateral esquerda da página, é possível inserir diversas informações sobre sua empresa, como informações de contato, endereço, telefone, email, site e outros dados importantes, como descrição e tópicos relacionados.
Nesta seção, você também pode definir um nome de usuário, para personalizar a URL e criar uma página no Facebook com uma cara mais profissional, como no exemplo da página da Resultados Digitais, cuja URL ficou assim: https://www.facebook.com/ResultadosDigitais/.
Geralmente, é preciso que tenha um número mínimo de curtidas para você poder personalizar a URL. Convide seus amigos próximos e familiares para curtirem a página para que a opção seja liberada.
Apenas tome cuidado com a escolha da URL, pois trocar esse nome é uma tarefa difícil. Mas você não precisa arrumar essa informação agora; se quiser, deixe para mais tarde.
Mas estas não são as únicas personalizações que você pode fazer ao criar uma página no Facebook. Existe uma aba, chamada “configurações”, onde você pode definir informações como seu público-alvo (isso ajuda você a ganhar relevância nas buscas), adicionar administradores da página, etc.
Há três colunas que você vai observar depois de criar uma página no Facebook:
O Facebook permite também que sejam criadas abas personalizadas ou categorias. Essas abas estão localizadas abaixo da foto de perfil, em formato de lista, e é possível escolher dentre quase 30 opções.
Por isso, aproveite essa funcionalidade para o seu negócio: veja como você pode utilizá-la para ajudar as pessoas a encontrar informações sobre seus produtos e serviços. Por exemplo, quando as pessoas buscam ofertas no Facebook, um estabelecimento que ofereça em sua página uma aba com essa configuração pode sair na frente na hora de conseguir clientes.
O Facebook disponibiliza botões de Calls-to-Action (CTAs) que aparecem abaixo da imagem de capa. O objetivo deles é incentivar as pessoas a realizarem ações importantes na sua página.
Existem diversas opções de botão que você pode utilizar, incluindo “fazer reserva agora”, “ligar agora”, “comprar agora”, “assistir ao vídeo”, “enviar email” etc.
A RD, por exemplo, costuma usar um botão de CTA que redireciona o visitante da página para o site do RD Station. Contudo, durante as épocas de eventos, também direcionamos o usuário para os sites do RD On the Road ou do RD Summit.
Siga o passo a passo a seguir para adicionar um botão de CTA à sua página.
1. Abaixo da sua foto de capa, clique na opção “adicionar um botão”;
2. Depois escolha a chamada que você quer e preencha os dados relacionados a ela (“compre agora”, “assine aqui”, “entre em contato” etc.);
3. Clique em “criar”.
O Facebook oferece diversas ações, cada uma com um objetivo diferente:
Agora que já falamos o que é uma fanpage e como criar uma para sua empresa, vamos responder a esse questionamento bastante comum.
Destacaremos 10 motivos para sua empresa ter uma página e não um perfil. São eles:
O Facebook deixa claro em seus termos de serviço que cada um pode ter um único perfil e que esse deve ter caráter pessoal. Isso quer dizer que qualquer perfil de empresa está ferindo os termos de serviço e, portanto, pode ser removido a qualquer momento.
Com certeza não seria nada legal para sua empresa trabalhar conquistando uma base de amigos e depois perder isso.
Os perfis possuem um limite máximo de 5 mil amigos. Sabemos que 5 mil não é um número baixo, mas também não é nada impossível alcançá-lo. Fanpages para empresas não possuem nenhuma restrição no número de fãs.
Uma das reclamações de quem opta pelo perfil ao invés da página é que com o perfil é possível solicitar a amizade, enquanto com a página não é possível fazer nada a não ser esperar que o usuário clique em “curtir”. De fato isso acontece, mas, dados todos os outros benefícios de uma fanpage, acaba não valendo a pena manter o perfil.
Apenas uma fanpage permite que você edite abas com o conteúdo que quiser. É possível colocar fotos, vídeos, fóruns de discussão, informações sobre produtos específicos, eventos e avaliações de usuários.
Seus fãs e outras fanpages podem mencionar publicamente sua página. Em um perfil pessoal, isso só pode ser feito por seus amigos.
Marcações podem ser feitas em praticamente toda atualização no Facebook (fotos, vídeos, links, status etc.), ou seja, definitivamente é algo benéfico para toda página que deseje aumentar sua base de fãs. Ser mencionado é sempre uma forma de aumentar o engajamento e a interação não só entre seus fãs mas também entre outras páginas.
Se sua página tiver um local físico, as pessoas podem fazer check-in e mencionar que estão nesse seu local, como um restaurante, um bar ou um hotel, por exemplo. Em perfis pessoais isso é impossível.
Outra vantagem que uma página tem sobre um perfil é a possibilidade de criar um botão de call-to-action para inserir na fanpage.
Esses botões incentivam o usuário a clicar e realizar uma ação, como explicamos mais acima no post.
Uma página de fãs oferece a opção de relatório, que apresenta importantes dados sobre os fãs (como localização, idade, idioma e sexo) e a repercussão da página (quantas pessoas visitaram, quais os posts mais comentados, quantas fotos e vídeos foram vistos etc.).
Todas essas informações são inacessíveis para quem tem apenas um perfil. Confira no eBook Introdução ao Marketing no Facebook todas as possibilidades de análise disponíveis.
Uma das vantagens de ter uma fanpage é o fato de que ela pode ser administrada por diversas pessoas simultaneamente. Além disso, você pode se manter conectado em seu perfil pessoal ao mesmo tempo.
Há níveis de hierarquia em que cada função possui um maior limite de poder sobre as outras. São elas: administrador, editor, moderador, anunciante e analista. Para saber quais funções cada nível pode desempenhar acesse essa página de ajuda do Facebook.
Ao administrar uma fanpage, sua empresa tem a possibilidade de criar uma extensa gama de anúncios para atingir uma maior audiência ou para promover ofertas específicas.
Você pode escolher também um tipo específico de objetivo para a campanha e otimizá-la para atingir esses resultados:
Para saber mais sobre como acelerar o crescimento de audiência e resultados com os anúncios do Facebook, faça o download gratuito do nosso eBook Facebook Ads: o Guia Completo e Gratuito.
O Facebook Business ou Gerenciador de Negócios é uma ferramenta usada para o gerenciamento de acesso às contas de anúncios e fanpages.
O Gerenciador de Negócios é orientado para empresas que necessitam conceder múltiplas e diferentes permissões para um número vasto de usuários.
Resumidamente, o Gerenciador de Negócios permite:
Caso você ainda não sabia, o Instagram e o WhatsApp são de propriedade do Facebook. Dessa forma, você pode conectar suas contas profissionais de cada uma delas. Aliás, para ter uma conta comercial neles é necessário que você tenha uma página no Facebook.
A troca de mensagens entre as três plataformas, aliás, já está em testes pelo Facebook, iniciando pela integração com o Instagram. Como você viu acima, os visitantes também podem mandar mensagens diretamente para um WhatsApp cadastrado.
Se você foi uma das pessoas que cometeu esse erro na sua empresa e agora se convenceu de que o melhor é ter uma página, não há motivos para se desesperar.
Você pode resolver isso com uma ferramenta criada pelo próprio Facebook. Saiba mais no post Como juntar duas páginas no Facebook (ou uma página e um perfil).
Com esse artifício, você consegue migrar facilmente para uma página e levar consigo todos os contatos feitos como perfil.
Estes foram apenas alguns primeiros passos para você aprender como criar uma página no Facebook e deixá-la pronta para suas ações de Marketing Digital.
Mas tão importante quanto isso, é você estar sempre antenado nas tendências do Facebook, e estar sempre conectado para conseguir estabelecer um relacionamento forte com seu público-alvo. Use sua criatividade e mantenha a constância na utilização da rede para engajar sua audiência e gerar os resultados esperados.
Para você aprender tudo o que precisa para criar estratégias de Marketing Digital eficientes no Facebook, baixe agora gratuitamente nosso eBook Introdução ao Marketing no Facebook!