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Como elaborar uma estratégia de mídias sociais para empresas

Como elaborar uma estratégia de mídias sociais para empresas

Para criar uma estratégia de mídia social, a empresa precisa, antes de qualquer coisa, alinhá-la à estratégia da empresa e à estratégia de comunicação, integrando-a ao plano de marketing e certificando-se de que toda a equipe e direção estão cientes e concordam com os objetivos traçados.

A empresa não deve entrar nas mídias sociais unicamente com foco na venda de produtos ou serviços ou simplesmente porque a concorrência está lá. Deve entrar para construir relacionamentos, caso contrário, o potencial das mídias sociais pode não ser desfrutado. Ou pior, as reações negativas podem ser desencadeadas.

Muitas empresas têm a ideia de que tudo é muito fácil e barato quando se fala em mídias sociais. Um grande erro. Mídia social é um compromisso de longo prazo e não uma técnica de marketing. É muito importante para a empresa compreender que estar nas mídias sociais é um caminho de experimentação, com exposição e riscos.

Apenas vivenciando esse processo e amadurecendo-o poderá almejar algum sucesso que virá, naturalmente, para a empresa cuja cultura seja pró-ativa, aberta e transparente nas informações. E essa é a razão pela qual as empresas precisam ter uma estratégia de mídia social definida e clara.

Alguns pontos-chave para considerar no desenho de uma estratégia de mídias sociais:

  • Determinar quais as metas e os objetivos da presença nas redes sociais, com o conhecimento e aval de todos os departamentos e alinhado à estratégia da empresa;
  • Fazer pesquisas na web, em sites, blogs, redes de relacionamento e procurar por informações da sua marca, dos concorrentes. É preciso ouvir o que está lá fora para entender o seu público-alvo;
  • Começar a fazer ligações das informações, seguir conversas, assinar blogs em seu segmento. Fazer uma lista de pessoas influenciadoras que são relevantes ao seu negócio. Postar comentários em blogs, fóruns de perguntas e respostas, participar de chats, comentar no Twitter;
  • Experimentar cada canal e cada plataforma, entendendo suas características, funcionalidades, público participante e, principalmente, o tom e linguagem utilizado em cada canal;
  • Desenvolver relações de amizades seguindo os influenciadores em seu segmento. Será uma surpresa perceber o valor que alguém, com apenas algumas centenas de seguidores, oferece;
  • Participar de eventos off-line relacionados ao seu setor para fortalecer sua base de conhecimento e estreitar relacionamento com aqueles com quem apenas conversa via redes sociais e que nunca encontrou pessoalmente.

Se a estratégia foi desenhada de maneira correta, com metas e objetivos claros, você deverá ser capaz de medir os resultados. Caso uma das metas seja melhorar a presença da marca nas redes sociais, sua medição será analisar o aumento do número de seguidores no Twitter, o número de fãs no Facebook ou o número de comentários relacionados à sua marca mencionados em blogs, fóruns e assim por diante. Se uma segunda meta é melhorar o sentimento de aceitação de sua marca, o objetivo será aumentar o número de menções positivas em relação às negativas antes do início da estratégia.

Sua estratégia de mídia social não estará concluída somente com as medidas acima, vai além disso. É um processo com a análise de suas campanhas, a adaptação de novas descobertas em seus procedimentos atuais e o esforço contínuo para otimizar a comunicação. O importante a ressaltar das estratégias para mídias sociais é que elas devem ser ajustadas às características individuais de cada empresa e precisam do efetivo envolvimento de toda a organização para atingir os objetivos propostos.

Via Blog Mídia8

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