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Como vender pelo Instagram: perfil comercial, dicas para ganhar seguidores e outros insights

Por Amanda Imme em 6 de janeiro de 2020 via Blog Resultados Digitais

Saiba como aumentar as vendas pelo Instagram e tirar o melhor da plataforma – que já possui 1 bilhão de usuários no mundo, sendo os brasileiros o segundo público mais presente na rede social!

O Instagram surgiu em 2010 como um divertido aplicativo para compartilhar fotos. À medida em que foi ganhando novas funcionalidades – como mensagens, stories, transmissões ao vivo e posts patrocinados – também conquistou espaço na estratégia digital das empresas.

E agora, 9 anos depois, a plataforma adquirida por Mark Zuckerberg já contabiliza mais de um bilhão de usuários ativos, feito que coloca o aplicativo no páreo de outras redes sociais consagradas, como Facebook, Messenger e WhatsApp.

Não à toa, mais de 25 milhões de anunciantes no mundo já utilizam a plataforma para gerar negócios. Por isso, neste post falaremos sobre como vender pelo Instagram, aumentando os lucros por meio da plataforma e ganhando visibilidade. Vamos lá?

Instagram em números

Nem só de fotos de gatos e cachorros fofos, lugares incríveis e pratos caprichadíssimos vive o Instagram. Os usuários buscam temas com os quais se identificam, incluindo conteúdos de empresas e marcas.

Segundo dados da companhia:

  • 60% das pessoas descobrem novos produtos no Instagram;
  • 73% dos usuários acompanham marcas;
  • 72% interagem com influenciadores.

Além disso, o Instagram ajuda:

  • 85% dos usuários na descoberta de novos produtos;
  • 84% dos usuários na pesquisa de produtos e serviços;
  • 83% dos usuários na decisão do que comprar.

Vendas pelo Instagram: como posso ter um perfil comercial na plataforma?

Bom, tudo começa pelo Instagram for Business. Como o próprio nome sugere, a ferramenta é dedicada às empresas e possibilita que elas conheçam quem são os seus seguidores e alavanquem os negócios.

Mais do que divulgar informações como telefone, endereço e descrição do negócio, os perfis comerciais têm acesso a dados como impressão, alcance e engajamento das suas publicações.

Análises também mostram quem são os seguidores da conta (gênero, idade, localização e horário e dias em que mais acessam). E tem mais: é possível, ainda, promover publicações e até vender produtos dentro do aplicativo.

Já imaginou o impacto de tantas informações para o seu negócio?

Para aproveitar essas funcionalidades, é pré-requisito que sua empresa tenha uma fanpage no Facebook conectada a um perfil no Instagram.

Passo a passo para criar um perfil comercial no Instagram

  1. Abra o menu de configurações no Instagram e selecione “Alternar para perfil comercial”.
  2. Depois, escolha a Página do Facebook que você deseja associar ao seu perfil. Caso ainda não possua uma página para seu negócio, é possível criar uma no momento da conversão do perfil. Atenção: a sua conta no Instagram deve estar definida como Público. Perfis privados não podem ser alterados para contas comerciais.
  3. Uma das vantagens de se ter uma página comercial, é poder deixar algum botão de ação específico para contato. Clique no botão “Editar Perfil” e procure por “Opções de Contato”. Aqui é possível escolher entre deixar disponível suas informações de contato ou uma opção de botão de ação. Os botões de ação conectam seu perfil aos serviços onlines que você já usa, permitindo a conclusão de transações diretamente pelo seu perfil.
  4. Por fim, verifique as informações de contato da sua empresa, altere o que for necessário e clique em Concluído. Pronto, seu perfil comercial está feito!

O vídeo abaixo, em inglês, também ilustra como conectar as contas.

7 dicas para usar o Instagram para vender

Instagram possui 1 bilhão de usuários no mundo. Deles, os brasileiros são o segundo público mais presente, atrás apenas dos norte-americanos.

Logo, listamos 7 dicas para você gerar Leads na rede social. Vale lembrar: tome nota apenas daquelas que fazem sentido para o objetivo do seu negócio ou podem ser adaptadas para tanto.

1. Insira o seu site na biografia do perfil

Descreva resumidamente a sua empresa, o propósito dela e o que seja interessante para os seus seguidores. É essencial incluir um link para o seu site, blog ou Landing Page – afinal, é nesse momento que você iniciará a geração de Leads.

2. Utilize CTA nas imagens

Em meio a tantos posts na timeline do usuário, incluir um Call-to-Action na sua foto pode fazer toda a diferença para atrair a atenção dele.

3. Aposte nos vídeos

Está aí um formato que funciona com os usuários! Aproveite o privilégio de ter a atenção deles e indique no vídeo que há mais informações sobre o produto ou serviço no link da biografia. E, claro, garanta que o usuário será redirecionado para a página correta.

4. Instagram Ads

Os anúncios do Instagram Ads funcionam muito bem para complementar a sua estratégia orgânica de geração de Leads. Eles podem ser feitos em três formatos: carrossel de fotos, retargeting para campanhas no Facebook e padrão patrocinado.

5. Faça parcerias com influenciadores

O Instagram possui vários usuários com centenas de milhares de seguidores e, por isso mesmo, com enorme potencial de alcance. Algumas personalidades digitais cobram pela divulgação de imagens em seus perfis, mas você pode procurar parcerias com blogueiros da sua região e com o mesmo público-alvo para iniciar esse tipo de comunicação.

Uma dica importante na hora de escolher o seu influenciador: número de seguidores não é tudo! O ideal é que você avalie o envolvimento e a relação que o influenciador possui com sua base de seguidores e se as mensagens passadas por ele são bem recebidas, bem como a identificação de suas pautas com o seu produto.

Às vezes, microinfluenciadores que combinem com o seu nicho podem gerar mais oportunidades para a sua marca por um investimento menor.

6. Use hashtags

Elas já são bem conhecidas dos usuários para identificarem mensagens sobre um assunto específico. Caso você vá fazer um evento ou promoção específica, pense em uma hashtag criativa e incentive seus seguidores a utilizarem-na também.

7. Faça textos mais curtos e aposte na imagem

O Instagram é uma rede social focada em fotos e vídeos. Por isso, capriche na produção do seu conteúdo. Se os pontos principais da sua mensagem não forem passados diretamente pela imagem, a foto deve ao menos ser interessante o suficiente para incentivar o seguidor a ler seu texto. A dica pode até parecer óbvia, mas muita gente se esquece dela no dia a dia.

É muito comum empresas usarem fotos de banco de imagens sem tratamento algum ou imagens com muito texto. Lembre-se: as pessoas, na maioria das vezes, não estão no Instagram para ver novidades sobre o seu negócio. Ofereça conteúdos que se conectam às expectativas e necessidades delas. Do contrário, elas irão passar pelo seu conteúdo sem fornecer a atenção que você espera.

Outra dica valiosa é sempre buscar passar sua mensagem nas primeiras linhas e da forma mais breve possível. Se o seu seguidor precisar clicar em “ver mais” para saber o que você tem a dizer, as chances de conseguir atingir seu objetivo com aquela publicação são menores. Deixe hashtags e informações complementares para depois do “ver mais”.

Ganhe mais seguidores na conta da sua empresa

Se você está começando, ou deseja começar, uma conta para sua empresa no Instagram, veja algumas dicas para ganhar seus primeiros seguidores de qualidade na rede.

Já se foi a época em que números de seguidores representavam algo para a empresa. Hoje, é muito melhor você ter poucos seguidores, mas que de fato acompanhem seu trabalho e realmente curtam o que você posta do que um grande número de pessoas que não interage e passa reto pelas suas publicações. Inclusive, ter esse tipo de seguidor é perigosíssimo para o seu perfil.

Com a mudança do algoritmo da plataforma, a relevância dos seus conteúdos conta muito para a distribuição dos posts e stories. Se você tem um número grande de pessoas que não interagem com você e ignoram suas publicações, o Instagram entende que suas postagens não são interessantes. Isso vai diminuir seu alcance orgânico e jogar sua bolinha de stories lá para o fim da fila dos usuários.

Por isso, quando perguntarem se você quer comprar seguidores ou curtidas para a sua empresa, passe longe. Eles podem até deixar o número do seu perfil bonito, mas jamais vão ajudar você a efetivar uma venda.

Aposte em conteúdo de qualidade e nas dicas que daremos a seguir.

como vender pelo instagram

Interaja com seus seguidores e com outros usuários da rede social

Uma maneira orgânica de atrair usuários na rede é seguindo contas de empresas parceiras e de pessoas conhecidas no seu mercado. Interaja com elas, curtindo publicações e fazendo comentários. Dessa forma, você também atrai atenção para o seu perfil, troca ideias e se inspira com os conteúdos de quem já está há mais tempo na rede social.

A ideia, portanto, é participar das conversas, dizendo algo interessante. Não vale só deixar comentários mandando aquele “segue de volta” – o que configura prática de spam!

Algumas empresas seguem usuários para que eles façam o mesmo e, logo em seguida, dão unfollow. O Instagram já está reconhecendo esta tática como spam e esse tipo de comportamento pode prejudicar seu perfil. Sem contar que é muito deselegante e pode prejudicar sua imagem com os usuários.

Procure hashtags com alto volume de publicações

No Instagram, as hashtags têm um papel importantíssimo, pois reúnem as publicações de usuários que não estão conectados em uma única página. Se você utilizar hashtags relevantes, seus posts ficarão expostos para uma audiência maior do que a dos seus seguidores.

Faça uma lista de palavras-chaves importantes para a sua empresa e defina as hashtags pelas quais você quer que as pessoas te encontrem. Dependendo do segmento da sua empresa, você também pode estabelecer hashtags por posts.

Se você for uma agência de viagens, por exemplo, pode ter suas hashtags principais, que sempre estarão nos seus posts, junto com algumas específicas sobre o destino anunciado.

Na hora de escolher as hashtags, lembre-se sempre de quem é o seu público alvo. A popularidade de hashtags como #TBT, por exemplo, pode encantar algumas pessoas. Mas pense em quem sua empresa irá alcançar com o uso delas. Faça uma visita à página da hashtag e veja se o que está sendo publicado tem conexão com o seu produto. Será que hashtags genéricas realmente são boas para seu negócio? Vale sempre o teste!

O Instagram permite o uso de até 30 hashtags por publicação, no entanto, tanta informação pode acabar com a estética do seu post. Lembre-se: as hashtags servem somente para as pessoas encontrarem você. O que realmente faz com que elas fiquem é o seu conteúdo.

Crie hashtags para sua empresa ou evento

Quando você já tiver seguidores e quiser divulgar um evento, produto ou outra ação específica, vale a pena começar uma hashtag do zero. Essa é uma boa maneira de engajar sua audiência e construir presença na rede social.

Durante os eventos de Marketing Digital promovidos pela Resultados Digitais – o RD Summit e o RD on the Road -, por exemplo, incentivamos os participantes a utilizarem as hashtags que criamos. A ideia é acompanhar fotos e opiniões sobre os encontros, além de criar uma sensação de participação e integração.

Utilize o Instagram Stories

A ferramenta Stories, lançada pelo Instagram em 2016, caiu no gosto dos usuários e das  empresas. Aqui na RD, utilizamos o formato para divulgar nossos posts e materiais ricos, além de publicações sobre comemorações mais efêmeras.

Se é importante tirar fotos bonitas e usar filtros nas fotos que serão publicadas na timeline convencional, o Stories é o local para imagens menos retocadas. É por isso que você pode utilizá-lo para mostrar o lado mais “vida real” da sua empresa, como os bastidores.

Com o tempo, o Instagram foi lançando outras novidades, como a concentração de todos os Stories em uma página de acordo com o local de publicação ou com as hashtags utilizadas. Se você possui um negócio local, essa é uma possibilidade especialmente útil, pois permite divulgar sua empresa na sua região.

Mas os benefícios vão além por meio das hashtags, pois você pode fazer publicações marcando o assunto do seu negócio ou outras palavras-chave. Também é possível utilizá-las para aproveitar a colaboração das pessoas caso você realize algum evento, por exemplo.

Existe ainda a opção de fazer transmissões ao vivo no Instagram por meio dos Stories, que ficam até 24 horas disponíveis.

Faça um sorteio ou concurso

Outra maneira de expandir sua base de seguidores é fazer um sorteio pedindo para os interessados curtirem sua página e comentarem na publicação como pré-requisitos para concorrerem. Afinal, quem não gosta de ganhar um presente?

A premiação pode ser feita em formato de concurso, uma oportunidade de conseguir conteúdos gerados pelo usuários. Peça que as pessoas publiquem fotos delas usando uma hashtag específica, além de seguirem seu perfil.

Atenção: antes de colocar a mão na massa e fazer o sorteio ou concurso, é extremamente importante estar atento às regras da Secretaria de Avaliação de Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loteria – SECAP do Ministério da Economia, que regulamenta promoções no país.

Quer saber como aumentar as vendas pelo Instagram? Baixe o nosso guia!

Foi-se o tempo em que o Instagram era um mero aplicativo para editar e compartilhar fotos. Com mais de um bilhão de usuários, a rede social caiu nas graças das empresas, que agora contam com uma ferramenta exclusiva para alavancarem os resultados: o Instagram para Negócios (Instagram for Business).

Por meio dela, as marcas têm acesso a análises do desempenho das publicações e do comportamento dos seguidores, informações valiosas para adequar a produção de conteúdo e se tornar relevante para a audiência.

Recursos como hashtags, stickers de localização, enquetes, stories e Instagram Ads aumentam o alcance da sua estratégia digital, elevando as chances de outros usuários da rede encontrarem a sua marca. Junte uma dose de criatividade, duas de dedicação e… bons resultados!

Nplan Marketing

 

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