X
Menu
X

De volta para o futuro: Pokémon Go e o marketing da nostalgia

Desde a semana passada, os brasileiros estão imersos no mundo Pokémon, após o lançamento do aplicativo Pokémon Go. Enquanto isso, nos Estados Unidos, que teve o jogo disponibilizado no começo de julho, Nick Johnson de Nova York, tornou-se a primeira pessoa a capturar todos os 142 Pokémons atualmente disponíveis no país. Ele conseguiu esse feito caminhando cerca de 12 km por dia, durante 14 dias, no final acumulando 4.629 Pokémons (e perdendo 5 kg). E, apenas aos 28 anos, ele é umMillennial, o que não é nenhuma surpresa.

Desde seu lançamento algumas semanas atrás, o app tem sido um sucesso entre os consumidores da Geração Y. Uma pesquisa da mfour descobriu que 83% das pessoas que usam Pokémon Go têm entre 18 e 34 anos de idade. Outra pesquisa da StartAppaumentou essa porcentagem para 90. Ao todo, o uso do app ultrapassa as estimativas. Apenas dois dias após o lançamento do Pokémon Go, os usuários do Android estavampassando mais tempo no app do que no Snapchat, Instagram ou WhatsApp.

O mais louco é que o desenvolvedor do Pokémon Go, a Niantic, não precisou gastar muito dinheiro em anúncios para gerar esse tipo de engajamento. Foi uma coisa muito mais poderosa: a nostalgia.

Com o Pokémon comemorando seus 20 anos este ano, esse novo aplicativo está preparado para atrair aqueles que cresceram colecionando figurinhas e construindo seus Pokedexes no Gameboy. Pense assim: se esses usuários tinham 10 anos quando o jogo foi lançado pela primeira vez em 1996, agora eles têm 30, ou seja, eles provavelmente têm smartphones e um significativo poder de compra.

Considerando o sucesso do Pokémon Go, vamos analisar mais de perto por que a nostalgia no marketing é tão eficiente e como as marcas têm usado isso para apelar para as emoções dos consumidores.

Por que o marketing da nostalgia funciona

Segundo o dicionário Merriam-Webster, nostalgia é “prazer e tristeza causados pela lembrança de algo no passado e pelo desejo de experimentá-lo novamente”.Os psicólogos sugerem que ela pode reduzir o estresse, elevar a auto-estima e aumentar a sensação de conexão social. Na verdade, essa sensação é tão poderosa que pode até mesmo nos influenciar a comprar. Como um estudo feito pelo Journal of Consumer Research revelou, as pessoas gastam mais dinheiro quando estão se sentindo nostálgicas.

O Pokémon Go é um exemplo perfeito disso. Conforme Dr Jamie Madigan, autor do livroGetting Gamers: The Psychology of Video Games and Their Impact on People Who Play Them, disse ao Time: “Se a nostalgia estiver em jogo, e evocar essa emoção positiva… nosso cérebro poderá substituir a pergunta “Isso me deixa feliz?” por “Este é um bom jogo?”. Graças à Niantic, o Pokémon Go atende aos dois critérios: está deixando as pessoas felizes e é amplamente considerado um bom jogo.

Ao alimentar essa nostalgia, o app está realizando um dos maiores sonhos dos Millennials que curtem jogos: jogar Pokémon Go na vida real. Graças aos recursos integrados de realidade aumentada, os usuários agora podem mapear o mundo do Pokémon em seu próprio mundo e capturar as criaturas em suas casas e bairros.

pokemon-go

Fonte

Essa sensação de nostalgia também parece combinar muito mais profundamente com os Millennials do que com qualquer outra geração. Justamente porque os Millennials surgiram durante a revolução digital, muitos passaram suas infâncias brincando na rua e sua adolescência e vida adulta grudados nas telas de seus aparelhos. Como resultado, eles tendem a ansiar por um tempo quando a vida era mais lenta e menos desgastante do que seus intermináveis feeds sociais.
“Chamamos isso de “nostalgia de início prematuro”, Jamie Gutfreund, CMO da Deep Focus, disse à Digiday, “em que existe uma sobrecarga tal de informações que comprimiu seu sentido de tempo”.

Veja essa imagem de um pai mostrando à filha sua coleção antiga de figurinhas do Pokémon.
pokemon-go-pai-filha

Fonte

O Pokémon Go pode inspirar pessoas como este homem não só a reviver seu passado, mas também compartilhá-lo com seus filhos, que podem crescer jogando essa nova versão do jogo.

O Pokémon e a Niantic não são os primeiros a adotar o poder da nostalgia no marketing. Muitas marcas antes deles exploraram com sucesso os passados dos consumidores para impulsionar um engajamento apaixonado.

Em 2014, a Penguin apelou para os Baby Boomers ao lançar um app interativo, o Mad Libs, que lhes permitia voltar para os livros de colorir. Como resultado, o app gerou mais de 5,5 milhões de downloads e aumentou as vendas do Mad Libs em 74%.

Na mesma época, a Kraft Macaroni & Cheese estava pronta para promover seus novos produtos com o tema das Tartarugas-ninja. Para a divulgação, a marca ressuscitou o rap icônico de Vanilla Ice do filme de 1991. Como um artigo publicou: “O público-alvo do anúncio não são as crianças, mas seus pais – os Millennials que agora têm seus próprios filhos”.

De volta ao mundo dos jogos, até a Nintendo planeja lançar uma”Edição Clássica“de seu Nintendo Entertainment System (NES). Diferente do conjunto dos anos 80, este novo produto será bem menor e virá com 30 jogos integrados para que você não precise manter um registro dos cartuchos de jogo separados. Ele também será equipado com uma porta HDMI (para conectá-lo à TV) e um novo controle que pode ser sincronizado com um Wii remoto.

Nas redes sociais, as audiências também estão encontrando maneiras de reviver o passado usando hashtags como #TBT para “Throwback Thursday” (quinta-feira da saudade) e #FBF para “Flashback Friday” (sexta-feira do flashback). Confira este post #TBT de Britney Spears que certamente vai deixar as crianças dos anos 90 super nostálgicas.

britney

Fonte

Além disso, apps como Timehop e o Neste Dia do Facebook recordam posts antigos para ajudar os usuários a compartilharem suas memórias com amigos e familiares.

Mesmo assim, os meios de comunicação de massa alimentam esta sensação de nostalgia. Basta ver os dois maiores filmes do momento, Procurando Dory e Os Caça-Fantasmas, que complementam fenômenos culturais de décadas passadas. O BuzzFeedtambém publicou incontáveis posts para atrair os Millennials, como “48 motivos pelos quais as crianças dos anos 90 tiveram a melhor infância“. E o Netflix está lançando uma série de sucessos dos anos 90 e 2000, como Full House, Gilmore Girls e Twin Peaks,provando que esta vontade de reviver sensações culturais mais antigas não morre tão cedo.

Levando o marketing de volta para o futuro

É importante perceber que a maioria das marcas acima não simplesmente adotaram o passado, elas também entenderam a importância da tecnologia moderna. A Penguin não republicou apenas o Mad Libs, ela lançou um app interativo para engajar com os consumidores de hoje em uma plataforma digital. E o Pokémon não relançou seu jogo simplesmente, ele foi adaptado para a tecnologia avançada de realidade aumentada.

Como Dr. Clay Routledge, professor de psicologia da North Dakota State University, disse ao Time: “[Pokémon Go] é o casamento perfeito da nostalgia, que traz à tona as memórias antigas das infâncias das pessoas, com a tecnologia, que permite que essas pessoas se conectem e compartilhem essas experiências de maneiras que não eram possíveis no passado”.

Ao explorar as emoções da nostalgia com ferramentas modernas, os profissionais de marketing podem aprender com o passado e ainda moldar um futuro mais engajador para suas audiências.

Via Sprinklr

Nplan Marketing

 

You Might Also Liked

Por que você deve apostar no email marketing em 2020 Como Marketing de Conteúdo ajuda na prospecção ativa Como ter um marketing mais estratégico e menos operacional 9 dicas para você aumentar sua conversão online em 2020 A reinvenção do QR Code no marketing 5 dúvidas que você não precisará mais ter sobre Design Thinking IBM vende sua plataforma de marketing Uma nova era no varejo, mais digital e mais humana
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *