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Entendendo o atual (e complicado) cenário do marketing

Entendendo o atual (e complicado) cenário do marketing

Via Sprinklr

Por Uyen Nguyen publicado em Quarta-Feira, Junho 28, 2017

Até recentemente vivíamos em um mundo totalmente corporativo. Os profissionais de marketing (ou marketers) faziam uso de processos estabelecidos e seguiam uma fórmula padrão: criar uma mensagem, distribuí-la amplamente e alcançar muitas pessoas. Isso funcionava nos canais tradicionais, como TVs, outdoors e materiais impressos. E também significava que não havia motivo para os marketers mudarem sua abordagem.

Então, as mídias sociais chegaram e viraram esse mundo de cabeça para baixo. Agora, as áreas de marketing podem alcançar os clientes em um número cada vez maior de pontos de contato. E esses clientes esperam se comunicar com as marcas em suas plataformas favoritas, no seu próprio tempo e por meio de mensagens personalizadas e relevantes.

Essa é a realidade do nosso novo mundo não-corporativo.

Para obter sucesso, os profissionais de marketing e comunicação primeiramente devem compreender o cenário deste mundo não-corporativo. Aqui está o que eles precisam saber.

Os clientes estão no controle

As mídias digitais criaram uma nova geração de clientes conectados e empoderados. Agora, esses clientes podem falar diretamente com as marcas e entre eles próprios — e qualquer pessoa do mundo pode visualizar isso. Considere o fato de que existem 100 milhões de avaliações apenas no Yelp, sendo que cada uma delas pode influenciar os clientes a comprar com uma marca ou procurar um concorrente.

Como resultado, as marcas não podem mais confiar nos processos tradicionais de marketing. Elas devem colocar o cliente na linha de frente de cada estratégia e ampliar essa abordagem em toda a organização. Caso contrário, ficarão para trás.

Como disse Ian Rogers, Diretor Digital da Moet Hennessy Louis Vuitton: “A internet reconectou as pessoas de uma forma que elas jamais estiveram conectadas antes, além de proporcionar escolhas ilimitadas aos consumidores”.

A experiência do cliente é fundamental

Em um mundo não-corporativo, a experiência do cliente é tudo o que importa. Ela dita como os clientes se sentem sobre sua marca, se farão ou não uma compra e o que dizem sobre sua empresa online.

Infelizmente, muitas empresas não estão preparadas para essa mudança. Mais de 80% dos executivos concordam totalmente que entregar uma experiência superior é importante para o sucesso do negócio. Apesar disso, somente 34% concordam que suas organizações estão preparadas para entregar experiências superiores aos clientes.

Por isso, é essencial que os marketers compreendam o cenário desse mundo não-corporativo. Assim que o fizerem, eles poderão começar a criar estratégias que lhes permitam entregar experiências engajadoras a consumidores empoderados ao redor do mundo.

As mídias sociais são cruciais para o sucesso

As mídias sociais estão no centro dessa transformação do marketing. Os clientes utilizam canais sociais para exercer seu novo poder e buscar experiências personalizadas que sejam relevantes aos seus interesses. É por isso que quem trabalha com marketing deve começar a redirecionar seu orçamento direcionado à plataformas tradicionais para as plataformas digitais e sociais.

A Microsoft, por exemplo, criou uma Central de Comando de Mídias Sociais que coleta 150 milhões de conversas no social a cada ano. A equipe de social, então, encaminha conversas relevantes aos devidos departamentos internos e entrava em contato direto com os clientes por meio de mensagens personalizadas.

A Microsoft também não está sozinha. As principais empresas sabem que as mídias sociais são a chave para entregar experiências superiores aos clientes. Essas empresas continuam dominando o mercado e investindo mais que seus concorrentes. Porém, elas não chegaram lá sem primeiramente compreender e aceitar a natureza do atual (e complicado) cenário do marketing.

Nplan Marketing

 

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