O Instagram está se consolidando como o principal canal de interação entre o público e as celebridades. O dado é resultado da pesquisa #MS360FAAP, desenvolvida pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Faap, em parceria com a Socialbakers. O levantamento revelou um crescimento de 80% no volume médio de pessoas que seguem celebridades no Instagram, na comparação do segundo trimestre deste ano com o mesmo período de 2018.
Marcas no Facebook registram queda no número de seguidores
No ano passado, as celebridades possuíam em média 5,5 milhões de seguidores no Instagram. Agora, esse número chega aos 9,8 milhões. O estudo Mídias Sociais 360º analisa, trimestralmente, o comportamento das cem marcas e personalidades mais seguidas nas redes sociais brasileiras.
Além dos famosos, as marcas também chamaram atenção na plataforma. Juntas, as 100 primeiras companhias com mais interações apresentaram um crescimento de 45% no número de seguidores, na comparação com o ano anterior.
Twitter e Facebook
No Twitter, o desempenho das celebridades não foi tão positivo. O crescimento médio de seguidores foi menor na comparação entre os trimestres. Eram 3,2 milhões em 2018 e são 3,3 milhões em 2019, representando um acréscimo de apenas 3,2%. No mesmo período, a categoria “Marcas” perdeu seguidores. A média sofreu queda de mais de 9 mil fãs.
No Facebook, as páginas classificadas como “Marcas/Institucional” tiveram aumento de 3,5% na média de seguidores. O segmento variou de 2,9 milhões de fãs no segundo trimestre de 2018, para 3,1 milhões em 2019. Para Adriano Cerullo, coordenador da pós-graduação em Branded Content & Entertainment da Faap, o movimento é reflexo da segmentação das funções de cada plataforma para os usuários. Segundo ele, a “espetacularização” da vida privada estimula que plataformas de fotos como o Instagram se sobressaiam.
*Crédito da foto no topo: Reprodução
Deixe uma resposta