X
Menu
X

Google anuncia Wi-Fi gratuito e programas de educação no Brasil

O Google promoveu o evento Google For Brasil, no Memorial da América Latina, onde apresentou uma série de soluções para usuários, publishers, empreendedores, entidades públicas e marcas parceiras no País. As novidades vão desde um projeto que oferece Wi-Fi gratuito em espaços públicos, programas de alfabetização midiática, desafios para o desenvolvimento de projetos de jornalismo digitais e games, até novas soluções de ativação de voz com o Google Assistant.

Wi-Fi gratuito
O Google Station é um programa que visa oferecer Wi-Fi gratuito em locais públicos como praças e estações de metrô. A primeira cidade a receber a novidade, São Paulo, já conta com 80 pontos de internet ativos em 30 praças e 17 estações da CPTM, além do Parque Ibirapuera. A solução será oferecida em parceria com parceiros como America Net e Linktel. A ideia é expandir a iniciativa para outras cidades do Brasil.

Internet das coisas à brasileira
O Google também anunciou que lança, ao final do mês, uma série de aparelhos inteligentes em parceria com a fabricante de eletrônicos Positivo. O primeiro produto é um celular embarcado com um botão e ferramentas do Google Assistant, que chegará às lojas ao valor de R$ 279. Juntas, as empresas também lançarão produtos como câmeras e lâmpadas domésticas inteligentes a partir de R$ 99.

Educação midiática e jornalismo
A empresa também está reforçando o Google News Initiative no Brasil, com um desafio de inovação que visa alavancar novos modelos de negócio no jornalismo. Os projetos selecionados poderão receber até R$ 1 milhão. Também cria a Incubadora Jornalística de Nativos Digitais, voltada para aceleração de projetos 100% digitais. O Google também investirá R$ 2 milhões em consórcios e associações de jornalismo no Brasil, entre eles a Abraji, Projor e ANJ. Para apoiar empresas já existentes, a plataforma também implementou na semana passada um programa de apoio a assinaturas que envolve oito veículos na América Latina, incluindo quatro brasileiros.

No campo da alfabetização midiática, a companhia lança o projeto EducaMídia em parceria com o Instituto Palavra Aberta. A ideia é criar um material para formação de professores e que possa ser utilizado em escolas públicas. O objetivo é alcançar 5 mil professores e 175 mil estudantes até o final do ano.

Receita publicitária do Google desaceleraPlanejamento urbano
O Waze apresentou uma nova plataforma voltada para gestores públicos e profissionais de planejamento urbano, o Waze for Cities Data. A interface de visualização de dados reúne informações sobre trânsito e enchentes, por exemplo, e tem como objetivo fornecer insights para melhorar o planejamento de mobilidade nas cidades. O projeto piloto foi testado no Rio de Janeiro e está sendo expandido para 70 parceiros no Brasil, incluindo as prefeituras de São Paulo, Joinville (SC) e Vitória.

Tecnologia e games
Na área de tecnologia, o Google lança um programa de certificação digital em práticas de TI, em parceria com o Coursera, com duração de oito meses. Os usuários que completarem o curso poderão compartilhar seus currículos diretamente com empresas que oferecem vagas de suporte na área.

Na área de games, a empresa apresenta o Desafio Change The Game. Duas desenvolvedoras, com idade entre 15 e 21 anos, serão selecionadas e seus projetos serão lançadas no Google Play. Outras 500 garotas ganharão aulas online sobre programação. O objetivo é fomentar a igualdade de gênero na área de games.

Compras
A partir de julho, usuários terão acesso a uma vitrine personalizada com produtos de seu interesse no Google Shopping, além de poderem navegar pela plataforma assim que clicarem em uma imagem de um produto.

Além dos lançamentos acima, o Google atualizou seus mecanismos de busca sobre futebol para destacar conteúdo sobre a Copa de Futebol Feminino. Também criou novas ferramentas para empreendedores por meio do Google Meu Negócio. Aos usuários finais, também reforçou os mecanismos de privacidade, de forma a tornar as configurações de segurança mais acessíveis durante a navegação.

Fonte: Meio e Mensagem

Share
Tags

Nplan Marketing

 

You Might Also Liked

Google permite agora deletar histórico de localização dos usuários As 10 maiores audiências da internet brasileira, segundo a comScore Google lança extensão para Chrome que avisa se sua senha foi vazada Google expande recurso que compartilha internet entre aparelhos com um só clique Google lança dois aplicativos para ajudar usuários com deficiência auditiva Google anuncia fim de suporte ao Android 4.0, o Ice Cream Sandwich Serviço de táxi autônomo do Google entra em operação Google vai ser mais restritiva com apps que pedem acesso a SMS e ligações
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *