X
Menu
X

Google lança dois aplicativos para ajudar usuários com deficiência auditiva

Com o objetivo de ajudar pessoas com perda auditiva, o Google está lançando dois novos aplicativos voltados para a acessibilidade. O Live Transcribe e o Sound Amplifierforam desenvolvidos para Android e estarão disponíveis na Play Store.

Live Transcriber — como o próprio nome já dá pistas — é um aplicativo que transforma as falas capturadas pelo microfone do smartphone em legendas em tempo real na tela do aparelho. O app está disponível em mais de 70 idiomas e dialetos. Pessoas que não podem ou não querem falar ainda podem usar um teclado type-back(acoplado na traseira do celular) para digitar.

Tela do Live Transcribe em uso
Live Transcribe em ação (Imagem: Divulgação)

Toda tecnologia aplicada no Live Transcribe já existe. “Só tivemos que conectar os pontos”, explica Chet Gnegy, pesquisador do Google que desenvolveu o programa a partir das necessidades de um dos seus colegas, Dimitri Kanevsky. Surdo desde a infância, Dimitri trabalhou nos últimos 30 anos com sistemas de reconhecimento de voz e tecnologia de comunicação, e desenvolveu o CART, um serviço que permitia a um legendador virtual se juntar a uma reunião e transcrever os diálogos falados numa tela de computador.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Apesar de ajudar na comunicação, o CART não é prático, o que o tornava proibitivo para conversas cotidianas ou fora de uma reunião formal. Foi aí que Chet e o time de Acessibilidade do Google usaram o serviço de reconhecimento de voz baseado na nuvem (usado, por exemplo, no Google Tradutor), para exibir as falas capturadas pelo microfone numa tela, como uma legenda. O projeto ainda contou com supervisão da Universidade Gallaudet, a principal universidade do mundo para surdos e deficientes auditivos.

“O Live Transcribe tem o potencial de dar às pessoas surdas ou com deficiência auditiva maior independência em suas interações cotidianas”, avalia o Gerente de produto do departamento de Acessibilidade Android, Brian Kemler. O app ainda não está disponível globalmente, mas a empresa disponibilizou uma página de inscrição onde os interessados podem receber novidades sobre o lançamento.

Áudio mais claro

O outro serviço lançado foi anunciado no Google I/O do ano passado. O Sound Amplifierajuda a remover ruídos de fundo, como conversas paralelas, sons de trânsito e barulhos em geral, para que os usuários tenham mais clareza no que estão ouvindo.

A aplicação pode ser usada no smartphone Android com fones de ouvido com fio para filtrar, aumentar e amplificar os sons do ambiente – dando mais ganho aos sons mais baixos sem aumentar os que já estão altos. A redução de ruído pode ser personalizada no menu de configurações para se adaptar a necessidade de cada pessoa.

Sound Amplifier está disponível na Play Store e tem suporte para smartphones Android 9 Pie ou posterior – além de já vir pré-instalado no Pixel 3.

“Com o Live Transcribe e o Sound Amplifier, esperamos ajudar centenas de milhões de pessoas surdas ou com dificuldades ouvir comunicar mais claramente”, afirma Kemler. A Organização Mundial da Saúde estima que até o ano de 2055, haverá 900 milhões de pessoas no mundo com perda auditiva.

Fonte: Google Blog,Canal Tech

Nplan Marketing

 

You Might Also Liked

Tem um featured snippet? Saiba que seus conteúdos não aparecerão mais na primeira página do Google Estratégias para diminuir seu ciclo de vendas Por que você ainda precisa de infográficos para a estratégia de Marketing de Conteúdo? 7 características importantes que devem ser observadas na hora de contratar um vendedor O futuro da busca online: insights para você considerar em sua estratégia Como vender como afiliado: 5 dicas para alavancar as suas vendas Conheça as novas restrições para a divulgação de anúncios políticos no Google e nas redes sociais Google permite agora deletar histórico de localização dos usuários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *