X
Menu
X

Marta: o outro lado visível do marketing esportivo

Marta: o outro lado visível do marketing esportivo

Na semana passada, os jogadores Neymar e Marta estiveram no centro das discussões. Assim que a Fifa divulgou a lista dos concorrentes ao prêmio The Best surgiram críticas relacionadas à alta visibilidade dada para a ausência de Neymar e a pouca atenção à presença de Marta. A jogadora de futebol feminino da seleção brasileira foi indicada pela 14ª vez ao prêmio. É a única jogadora brasileira, incluindo o futebol feminino e masculino, a ser indicada para a premiação. Além disso, ela foi uma das protagonistas do hepta campeonato da Copa América, em abril de 2018, e garantiu a vaga do Brasil na Copa do Mundo do Futebol Feminino na França, em 2019.

Se os louros de Marta aparecem nos campos, na publicidade não são notados. Se comparada a Neymar, é quase nula a participação de Marta em campanhas publicitárias. Em 2009, ela teve o patrocínio do Carrefour e também participou de uma campanha de Ariel. Em 2012, apareceu em uma ação do energético Powerade e, neste mês, fechou uma parceria com a Avon. Juliana Barros, diretora executiva de marketing da Avon no Brasil, explica que a campanha com Marta foi inspirada na invisibilidade de muitas profissionais como ela.

“Aproveitamos a grande visibilidade proporcionada pela Copa para gerar essa discussão, destacando as mulheres no esporte. Como início, convocamos as atletas Hortência, Magic Paula, Maurren Maggi, Ingrid Oliveira, Lais Souza, Branca Feres e Daniele Hypólito para uma ação digital e participação de Marta em nossos vídeos para TV e redes sociais. A escolha de todas elas foi pautada em suas grandes conquistas para a história do esporte no Brasil e no mundo, que devem ser sempre celebradas”, explica Juliana.

Em julho, Marta estreou como uma das embaixadoras da Avon, no mesmo mês, a marca fechou uma parceria de patrocínio ao time feminino do Flamengo (Crédito: Reprodução)

 

Ainda de acordo com Juliana, o convite para a jogadora participar de sua primeira campanha de beleza foi justamente a questão da visibilidade. “O espaço que damos a esse discurso de visibilidade feminina no esporte, que tanto apoiamos e acreditamos que é necessário lutar, agora conta com uma campanha e a presença de uma grande mulher”, afirma. Além da campanha com Marta, a Avon passou a patrocinar, neste mês, o time feminino do Flamengo. A marca também já apoiou o Audax.

Maria Guimarães, sócia na consultoria 65/10, especializada em comunicação com e para mulheres, afirma que o futebol, em especial no Brasil, é um ambiente de poder e voltado para homens. “Esse é um retrato do futebol feminino no Brasil: um esporte que não recebe o mesmo incentivo e dinheiro que o futebol masculino. A Marta está inserida nesse contexto. A publicidade poderia ser o espaço para mostrar o real valor das conquistas da Marta. As marcas poderiam contar sua história inspiradora, mas preferem continuar contando a história de outros homens menos vencedores do que ela”, afirma.

De acordo com Silvia Nascimento, jornalista e diretora de conteúdo do site Mundo Negro, destacar uma narrativa como a de Marta é quebrar com padrões muito arraigados. “Queremos mais jogadores como Neymar, mas não queremos estimular meninas a serem como a Marta porque para o brasileiro, futebol é coisa de homem. O lamentável é que como nação todos nós perdemos, por não estimular muitos talentos que nos poderiam dar ainda mais títulos que a seleção masculina, se tivessem o apoio moral da sociedade e os patrocínios”, reforça.

Daniel Diniz, vice-presidente de estratégia da Isobar, acredita que aparecer em comerciais tem mais a ver com tornar-se um ídolo (ou mito) do que propriamente com a performance de um esportista ou artista em si. “Nesse sentido, não se pode isolar a construção do mito Neymar do fato do futebol masculino receber uma carga de mídia diária absurdamente maior do que o feminino, da maneira pela qual Neymar utiliza suas redes sociais como forma de se ‘auto-mitificar’ e, claro, do papel que o futebol masculino desempenha na cultura brasileira como gerador de ídolos. Ainda hoje, não existe uma cultura da ‘mulher-mito’ no futebol brasileiro, nem da mídia, nem das marcas, nem das pessoas”, explica.

O perfil digital de Marta

De acordo com um levantamento da plataforma Airfluencers, a pedido de Meio & Mensagem, a jogadora tem crescido nas redes, em especial no Instagram, plataforma na qual mais se dedica e recentemente fez campanha para Avon do Brasil. No Instagram ela tem apresentado um crescimento de base de 17% nos últimos três meses, e está com 779 mil seguidores. Nos últimos 90 dias, o melhor post em relação a performance é o vídeo em que ela corre, dribla e marca um gol Orlando Pride, time dos Estados Unidos que defende.

Essa publicação resultou em 304.115 mil visualizações, 65,7 mil curtidas e 3.141 mil comentários. A postagem gerou, ainda, um aumento de 212% em interação. Desde 5 de julho, sua base de fãs tem crescido de forma significativa. Ela conquistou mais de 76 mil seguidores. No mesmo período, ela iniciou sua campanha com a Avon, junto a atriz Paolla Oliveira e a rapper Rosa do Barraco.

Após o anúncio de sua indicação para os Top 10 melhores da Fifa, no último dia 24, ela conquistou mais 11 mil seguidores em 48 horas no Instagram. A Copa do Mundo feminina ocorrerá em junho de 2019, na França, e a possível atuação da Marta poderá alavancar sua relevância também nas redes sociais.

Total de seguidores nas redes: 1.107.157 milhão
Instagram: 778,053 mil seguidores
Facebook: 329.104 mil fãs

Fonte: Meio e Mensagem

Nplan Marketing

 

You Might Also Liked

Instagram anuncia que irá deletar todas as curtidas e comentários de bots Black Friday: 7 dicas de marketing digital Instagram | Nova ferramenta permite escanear tag para adicionar usuários Confira todos os indicados ao Prêmio Caboré 2018 Facebook vai remover publicações que possam aplicar golpes financeiros Facebook está deletando publicações feitas em conjunto com o Twitter Facebook quer funcionar apenas com energia renovável até 2020 Instagram está desenvolvendo um novo aplicativo para compras online
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *