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Os diferentes tipos de Marketing da atualidade

Os diferentes tipos de Marketing da atualidade

Conquistar mais clientes, aumentar o faturamento, ocupar uma fatia maior de mercado, possuir uma imagem melhor do que a dos concorrentes. Sonhos e aspirações de empresários de todos os portes e de todos os mercados. Mas, de quais ferramentas se dispõem para alcançar os mesmos?

O Marketing é a área que se encarrega de atingir todos os objetivos citados acima. Porém, é importante ter em mente o objetivo correto e de forma precisa que se deseja exatamente para que se possa escolher dentre várias opções quais recursos o Marketing pode lhe oferecer para que se seja bem-sucedido. Nesse artigo iremos falar sobre alguns dentre os vários tipos de Marketing e suas características.

É uma modalidade de Marketing útil quando já se tem uma ideia do público-alvo de seu produto. Para fugir do marketing de massa, mais custoso e talvez om resultados mais demorados, pode-se optar por essa filosofia, caso seu orçamento não seja tão generoso.

Possibilita uma fidelização mais fácil, já que todas as ações atingem diretamente o cliente que se deseja. Várias ações clássicas, como envios de mala direta, ganharam versões mais contemporâneas, como o e-mail marketing. Uma ferramenta tecnológica que suporta várias decisões e ações de Marketing Direto é o CRM, siga em inglês para Customer Relationship Marketing, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente.

MARKETING DE CONTEÚDO

Novo queridinho de profissionais e acadêmicos, o Marketing de Conteúdo visa ao fornecimento de conteúdos que sejam relevantes para o cliente no tocante aos produtos e serviços nos quais ele se interessa. É uma resposta ao Marketing mais invasivo, que muitas vezes lotava as caixas de correio do cliente com correspondências não desejadas, por ações que levem até o mesmo informações que o educam, informam e geram mais valor perante a uma marca em especial.

Blogs, Redes Sociais, Podcasts são todos veículos poderosos para que se possa utilizar o Marketing de Conteúdo. A filosofia então, diz respeito a aproximar o cliente do produto até que ocorra a compra.

MARKETING PROMOCIONAL

Essa filosofia de Marketing, como o título já nos leva a deduzir, está bastante vinculada a uma das ferramentas mais importantes da Mercadologia, que é a promoção. Seu objetivo principal é aumentar as vendas de determinado produto ou serviço através de um conjunto variado de recursos.

Descontos ainda é a modalidade mais usada. Porém, o leque é vasto e às vezes, pouco utilizado. Brindes, amostras grátis, degustações, concursos e sorteios, cuponagem são algumas delas.

MARKETING SOCIAL

A ideia de Marketing está extremamente vinculada a gerar vendas maiores, participações de mercado mais substanciais e uma base de clientes mais poupada. Porém, seus objetivos não se resumem a apenas esses três. Em várias ocasiões, até mesmo por razões legais, a empresa necessita ter ganhos imateriais, como por exemplo, quanto a sua imagem perante vários públicos com os quais ela está relacionada.

Não somente de clientes vive a empresa. Quanto maior seu porte, mais vastas são as comunidades com as quais ela se relaciona. E, dentre delas, as pessoas que vivem na área em que ela está instalada, por exemplo, e que, direta ou indiretamente são afetadas. E no mundo contemporâneo, interconectado pelas redes sociais, esse “quintal” se ampliou. Aliado a novos valores de inclusão e comportamento as ações das empresas passaram a ser bastante vigiadas e aquelas que não são vistas com bons olhos por parte de seus públicos se refletem em resultados negativos.

Por isso o Marketing Social que trabalha a venda de uma causa defendida pela empresa. Pode ser traduzido em ações como cuidar de uma praça pública nas imediações de onde ela se localiza, manter programas para comunidades carentes, gerenciar de forma ecologicamente correta seus despojos, bem como tantos outros exemplos que contribuam para uma melhor qualidade de vida da sociedade.

Fonte: Terra

Nplan Marketing

 

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