X
Menu
X

Redes sociais: 5 dicas para construir a identidade visual da marca

Redes sociais: 5 dicas para construir a identidade visual da marca

Saiba como utilizar recursos dos canais sociais para atrair audiência

Redes sociais: 5 dicas para construir a identidade visual da marca

 A qualidade do conteúdo é essencial para as marcas construírem sua audiência. Entretanto, são os aspectos visuais que vão atrair esse público. Imagens e cores são os primeiros elementos a serem notados antes do texto em si. Algumas redes sociais, como Facebook, Twitter e YouTube, já promoveram uma série de mudanças no design que permitem aos usuários personalizarem suas páginas. Confira cinco dicas para as empresas utilizarem esses recursos visuais:

1. Mantenha a marca consistente em todas as plataformas
Apesar de o conteúdo criado para o Twitter ser diferente daquele produzido para o Facebook ou YouTube, o aspecto visual deve permanecer o mesmo. A marca deve se manter consistente para que o público possa identificá-la claramente. Dessa forma, as páginas são facilmente associadas à companhia, o que fortalece sua identidade.

2. Esteja ciente das melhores práticas em cada plataforma
Apesar de Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e Pinterest serem todos plataformas sociais, cada um atrai um público diferente. Portanto, o conteúdo criado deve ser diferente também. Não há uma regra estabelecida, uma vez que elas mudam de acordo com a empresa. Ainda assim, existem algumas instruções gerais que podem ser seguidas:

• No Instagram, utilize imagens e vídeos simples, como uma pequena demonstração de um produto, por exemplo;
• Selecione imagens compartilháveis no Pinterest que podem ter diversas interpretações, como receitas ou artigos artesanais, com fotos atrativas;
• Utilize imagens grandes que possam se destacar no feed de notícias do Facebook, como uma promoção ou um pôster de evento;
• Priorize links factuais ou de menor importância no Twitter, como um artigo sobre um evento que aconteceu na noite anterior, uma vez que a função da plataforma é atrair cliques.

3. Mantenha a foto do perfil simples e consistente
A imagem de perfil de qualquer mídia social é o elemento mais visível. Ela aparece nos feeds dos seguidores, no resultado de busca, nos comentários, e assim por diante. Dessa forma, ela deve ser muito bem planejada e simples o bastante para se ajustar a qualquer tamanho, sem comprometer o design.

Ao visualizar a foto do perfil, os seguidores devem facilmente reconhecer a marca. A atenção do leitor deve ser direcionada ao conteúdo, sem que ele se distraia com uma imagem muito chamativa ou complicada.

4. Mantenha o perfil atualizado
Seja o lançamento de um produto ou o patrocínio de um evento, as redes sociais devem ser utilizadas para promover qualquer atividade da empresa. Assim, sempre que um visitante acessar o perfil, ele saberá as informações mais recentes relacionadas à marca. A foto de capa do Facebook, por exemplo, é um ótimo espaço para divulgar ações temporárias. Além de conferir visibilidade, alterações de imagens são exibidas nos feeds de notícia dos seguidores, o que resulta na fácil promoção de qualquer novidade.

5. Utilize espaços de forma criativa
Após dominar todos os tópicos acima, o próximo passo é arriscar no visual com um pouco de criatividade. No Facebook e no Twitter, a foto do perfil e da capa são posicionadas de forma sobreposta, o que possibilita que elas sejam utilizadas juntas, como elementos de uma imagem maior.

A empresa alemã Schimpfen & Fluchen soube aproveitar muito bem esse recurso. As imagens de capa e de perfil são diferentes e independentes, mas, ao acessar a fanpage, a sobreposição das duas faz com que elas se complementem. A barra vermelha do perfil se torna parte do braço da imagem de capa. Confira abaixo:

 

Com informações do The Next Web 

Via Próxxima

Nplan Marketing

 

You Might Also Liked

Twitter testa função que permite publicar várias mensagens de uma vez Twitter expande limite de nome das contas para 50 caracteres Pinterest: agora você pode organizar os seus pins em subpastas Transmissões de vídeo ao vivo no Instagram agora podem contar com convidados Twitter testa função de salvamento tweets para ler depois 4 métricas de redes sociais que são importantes para o CEO 4 tendências de mídia paga para ficar de olho em 2017 3 motivos para estimular funcionários a serem embaixadores da marca
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *