X
Menu
X

Spotify testa anúncios clicáveis para podcasts

Por Bruno Volpato via Blog Resultados Digitais

O Spotify divulgou que está testando disponibilizar anúncios clicáveis para podcasts. A plataforma de streaming de áudio mostra, assim, que está trabalhando para resolver um dos principais problemas do formato: a monetização. Dar dinheiro, em outras palavras.

Em um comunicado em seu blog oficial, o Spotify argumenta que mesmo que os podcasts sejam consumidos por 100 milhões de americanos mensalmente, com uma média de meia hora por dia, eles recebem apenas 0,4% das receitas com publicidade dos Estados Unidos.

Além dos anúncios clicáveis, o app também vai ampliar o acesso à sua ferramenta de insights para mais anunciantes americanos. Não há previsão da chegada dessas novidades ao Brasil, mas com o crescimento do consumo dos podcasts por aqui, não deve tardar.

Como funcionam os anúncios clicáveis do Spotify

Os primeiros testes com anúncios clicáveis no Spotify serão realizados nos Estados Unidos e na Alemanha. As marcas Harry’s, Quibi e HelloFresh são algumas das que poderão alocar uma graninha para experimentar a modalidade. De acordo com o The Verge, os podcasts escolhidos para levar a bufunfa são Last Podcast on the Left (EUA) e Herrengedeck (ALE).

Bom, mas como vai funcionar? Hoje, uma forma encontrada pelos produtores de podcasts de ganhar algum dinheiro é com códigos e cupons para serem usados em sites parceiros. O problema é que não é uma experiência muito simples ou agradável. O locutor, em geral, repete o código algumas vezes e o ouvinte tem que anotar e entrar depois no outro site.

Às vezes, é ainda mais complicado: a pessoa tem que lembrar – ou procurar a minutagem exata – de uma URL dedicada, cheia de barras, pontos e dáblio dáblio dáblios. Ok, não é física quântica ou cirurgia cerebral, mas na era da praticidade total isso pode ser uma exigência muito grande para o internauta, esse querido.

Os anúncios clicáveis do Spotify pretendem, justamente, ser um atalho nesse processo. A ideia é um botão fique disponível na parte de baixo da tela do capítulo do podcast. A pessoa pode clicar na mesma hora ou, idealmente, utilizar o cupom após ouvir todo o áudio – foco no conteúdo, pessoal, jamais esqueçam disso!

O Spotify divulgou um GIF mostrando como é o processo dos anúncios clicáveis. Eu esperava um áudio, né, mas vamos de imagem mesmo:

anúncios clicáveis no spotify

Ainda tem um pouco de fricção, mas de fato ficou muito mais fácil de engajar com um anúncio. O Spotify mostra, assim, que está interessado em possibilitar a criação de um funil direto para as marcas. Portanto, é uma boa novidade tanto para quem anuncia quanto para quem é patrocinado. E, claro, para o ouvinte, que não se distrai memorizando códigos.

O que é o Streaming Ad Insertion

Como já falamos, além dos anúncios clicáveis, o Spotify anunciou a expansão do Streaming Ad Insertion. Trata-se de um serviço que insere publicidade dentro de podcasts, baseados em dados demográficos e de consumo. Além disso, oferece insights e dados precisos para os anunciantes entenderem melhor o retorno do investimento.

Por enquanto, porém, esse tipo de anúncio só pode ser feito nos podcasts próprios do Spotify. Assim como na nova modalidade, a expansão também é disponibilizada para novos parceiros selecionados apenas nos Estados Unidos e na Alemanha. O pequeno produtor de podcasts, portanto, terá de esperar.

Se você tem interesse em produzir programas de áudio em capítulos, que podem ser disponibilizados em outros lugares além do Spotify, leia nosso post que ensina a criar podcasts de qualidade em 5 passos.

Você conhece o podcast Show me the ROI, da RD?

Aqui na RD, temos o podcast Show me the ROI, produzido pelo time de Partners. Focado em oferecer insights para as agências parceiras, ele traz muito conteúdo relacionado a Marketing Digital. Você já conhece?

Abaixo, ouça o episódio “Estratégia para geração de Leads com conteúdos inovadores”, com o nosso head de Conteúdo, Flaubi Farias. Por enquanto, o Show me the ROI está sem anunciantes, mas quem sabe no futuro, não é mesmo?

Nplan Marketing

 

You Might Also Liked

Qual é o conteúdo ideal para postar em cada rede social? Como adaptar o processo de vendas para a crise do novo coronavírus: 5 dicas fundamentais Será possível anunciar produtos gratuitamente usando o Google Shopping Spotify não terá mais propagandas políticas a partir de 2020 Em busca de novos negócios, produtoras investem em podcasts McDonald’s prepara playlists no Spotify para McFritas Facebook quer diferenciar tendências de moda passageira Spotify lança relatório sobre millennials e geração Z